quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Quem paga é a gente..

No ultimo dia 25 os supermercados do Estado de São Paulo pararam de fornecer as sacolas plásticas que durante muito tempo foram distribuídas para que carregássemos nossas compras.
A medida é fruto de um acordo entre a Apas (Associação Paulista de Supermercados) e o governo do Estado, que criaram a campanha “chega de sufocar o planeta”, uma vez que a sacola plástica passa dos 200 anos para decompor no ambiente.


Visando reduzir o impacto ambiental ocasionado pelo descarte incorreto desse tipo de material, ficou decidido que no lugar das sacolas plásticas cada pessoa deve levar sua própria sacola denominada de “ecobag” ou então optar por comprar uma sacola que se decompõe mais rápido no ambiente, e pagar R$0,19 (dezenove centavos) por cada uma.
Não podemos esquecer que o preço de cada mercadoria que pagamos em um supermercado tinha incluído o valor de cada sacolinha que levássemos para casa, (ou alguém acreditava que era de graça?), porem o preço de nenhum produto foi diminuído após deixarem de fornecer as sacolas plásticas.
Outro fato interessante é que enquanto o supermercado deixa de fornecer as sacolas, te oferece uma sacola reutilizável (te empurra pra comprar mais um produto, ou você vai levar tudo na mão). Se você não levar sua sacola reutilizável, pode compra uma também de plástico, parecida com a que deixou de ser entregue, contudo deve pagar R$0,19 por cada sacola.
Apesar de não ter força de lei, os supermercados aderiram a campanha e agora é comum ver pessoas saindo com suas compras na mão, se virando como conseguem para carregar a compra.


Vale lembrar que muitas pessoas utilizavam as sacolas que eram entregues como sacos de lixo, e agora sem elas deveram comprar os sacos de lixo vendidos nos supermercados, aumentando assim a despesa do consumidor e o lucro do supermercado.
Se o problema era o descarte incorreto das sacolas plásticas, não seria o mais correto criar uma campanha conscientizando a população sobre a gravidade de se jogar sacolas plásticas em locais incorretos?
Mais correto sim, porem menos lucrativo. A campanha além de ótima para o ambiente é ótima para os donos dos supermercados que reduzem seus gastos com sacolas plásticas, aumentam as vendas de novas sacolas ecológicas e ainda fazem uma média com os protetores do meio ambiente.
Os críticos dizem que essa sacola não resolve o problema porque não há compostagem, capaz de degradar lixo orgânico, no país. A nova sacolinha pode se desfazer em até 180 dias em usinas de compostagem. O problema, entretanto, é que ainda há poucas dessas usinas atualmente no país. Nos aterros, essas sacolas se decompõem em até dois anos, contra mais de 100 anos das tradicionais.
Dentro de uma realidade onde poucos se importam com o meio ambiente, podemos dizer que a atitude dos supermercados é digna de aplausos, mas parece que se importaram mais com o planeta e menos com o consumidor, que é quem realmente vai pagar por essa campanha.


Ta vendo gente, PontoBege é também desabafo.

Créditos ao Post para Ronaldo Ferrucci =)

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